quarta-feira, 17 de junho de 2015

O que Arquimedes e Isaac Newton fizeram pelo foguete a água.

Conclusão do Relatório.

Arquimedes

Arquimedes, foi um grego que viveu no século I antes de Cristo, e constatou que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve devido à uma força, verticalmente para cima, que o líquido exerce sobre o corpo. Além disso, Arquimedes propôs uma maneira de obter a intensidade dessa força. Essa força, exercida pelo líquido sobre o corpo, é denotada empuxo.Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (devida a interação do corpo com a Terra, e a força de empuxo , devida a interação do corpo com o líquido.
Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) fica sujeito a uma força vertical para cima, exercida pelo líquido, sendo a intensidade dessa força igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Para um foguete, o empuxo é a força que faz subir o foguete. Para foguetes a água, o ar pressurizado empurra a água para fora, causando uma reação da garrafa em sentido oposto. O empuxo depende tanto da velocidade com que a água é expelida quanto do "tamanho" do bocal de saída.
Issac Newton 

Leis de Newton
O movimento do foguete pode ser descrito pelas três leis de Newton.
De acordo com a 1° lei “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”. No caso do foguete ele terá uma resistência para que mude seu estado de repouso ou movimento, em que dependendo da massa necessitará de uma força maior.
De acordo com a segunda lei de Newton a força será proporcional ao produto da massa vezes a aceleração.Com isso podemos observar que se dois foguete tiverem a mesma força e as seguintes relações serão validas.
*O foguete com mais massa terá mais inércia e consequentemente terá maior resistência a mudança de direção. O vento realizará mais trabalho para modificar a direção do foguete
*O foguete com menos massa terá menos inércia e consequentemente terá menor resistência a mudança de direção. O vento realizará menos trabalho para modificar a direção do foguete
*Um foguete com menor massa apresentará uma maior aceleração
*Um foguete com maior massa apresentará uma menor aceleração
 De acordo com a 3ª lei de Newton "para cada ação, há uma reação de igual intensidade e de sentido oposto". Com isso, no foguete quanto mais água possuir e maior velocidade for expelida, maior será a reação da garrafa. Nos foguetes de propulsão a água, o ar pressurizado empurra a água para fora, causando uma reação da garrafa em sentido oposto, como é previsto na 3ª lei de Newton.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfhOYAA/foguete-a-propulsao-a-agua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário